EFEITO MULTIPLICADOR
Apresentamos a seguir os principais segmentos de ação orientados pelo projeto teatral de A ÚLTIMA CHAVE.
Potencial de impacto na cena cultural
A proposta de um espetáculo teatral como "A Ultima Chave", com um texto inédito escrito pelo autor e diretor em 1994, quando das primeiras ocupações de favelas pelo exercito, pretende dar destaque ao gênero dramático, como forma de representar simbolicamente uma realidade que permanece inalterada até os dias de hoje. Neste caso, a encenação de um drama, escrito por um autor nacional, pode ser compreendida como uma forma de expressão diferenciada e alternativa, em um momento do panorama cultural brasileiro, no qual predominam as comedias e as crônicas de situação, praticamente colagens que satirizam e vulgarizam nossa realidade cotidiana. Mesmo o teatro popular, com sua riquíssima capacidade inventiva criativa, e seus vínculos diretos com o universo imaginário do homem brasileiro, mesmo esse teatro vem sofrendo duros golpes pela imposição de uma visão predominantemente urbana dos movimentos culturais no pais.
A realização de um projeto como a "A Última Chave", com a proposta de interiorizar o teatro no Estado do Espirito Santo, com sua estreia no Teatro Fernando Torres de Guaçuí, traz consigo a intenção de realizar uma peca com temática contemporânea, e que possa apresentar ao o publico novos elementos de composição, de uma vanguarda estética de iluminação, cenografia, de figurinos e de trilha sonora. Esse intercâmbio de linguagens com a plateia e o que pretende provocar no publico a sensação de uma experiência única, marcada pela motivação visual e sonora do espetáculo. O trabalho de direção e a atuação das três atrizes de "A Ultima Chave", com um texto de forte impacto emocional, mas de simples compreensão e que chega direto ao publico, devem contribuir também para que o espetáculo possa alcançar o impacto cultural desejado, buscando conquistar um espaço fora dos padrões normalmente vistos pelo publico da região. Provocar uma nona visão de mundo e de cultura! Essa e a nossa missão.
Proposta de interesse público
As diretrizes pensadas pela plataforma de comunicação do projeto, contemplam a coordenação de eventos que deverão ocorrer nas duas semanas da fase final de produção do espetáculo. A intensão dessas ações e a de consolidar uma estratégia de conscientização e mobilização com forte apelo social. As leituras de texto, ensaios abertos, o ensaio geral e a realização de oficinas de capacitação profissional, pretendem despertar o interesse do publico pelo processo de produção e de realização de um espetáculo teatral. Uma sessão de debates dirigida a profissionais do ramo e a estudantes de carreiras relacionadas à arte, além de uma mesa redonda para discutir todo o processo de concepção, produção e realização do espetáculo, ainda darão suporte a esta plataforma de iniciativas com caráter social-cultural. O efeito multiplicador que atinge os beneficiados por essas ações diretas, terá por meta que contribuir para o desenvolvimento cultural, no seu universo de abrangência local e regional.
Ampliando a experiência profissional dos profissionais envolvidos
As características conceituais e técnicas pensadas para o espetáculo, com as particularidades de uma encenação de estética contemporânea e vanguardista, serão um grande desafio a ser enfrentando por toda a equipe. Quando pensamos na adequação do orçamento disponível, as intenções conceituais arrojadas do espetáculo, e possível perceberem o quanto toda a equipe estará implicada na superação de dificuldades, com a criação e adaptação de elementos inovadores e sustentáveis. O intercâmbio de experiências entre todos os membros da equipe, diante dessa busca criativa por soluções, devera servir de exemplo para a ampliação do conhecimento técnico e criativo da equipe. A partir do intercâmbio desses desafios profissionais é que se pretende promover o debate aberto ao publico para dividir Orientados por uma equipe criativa que conta com profissionais de primeira linha, o esse publico também poderá ampliar seus horizontes, beneficiado pela inovação e ampliação de conhecimento técnico promovida pelo espetáculo. Uma palestra/mesa redonda dirigida a profissionais do setor e/ou em fase de formação profissional contara com a participação do diretor e de membros da equipe criativa de "A Última Chave", Nessa oportunidade, nossa experiência poderá ser dividida com esse publico, em um intercâmbio impulsionado pelo processo criativo do espetáculo.
Compromisso com a qualificação profissional
A ideia de promover as oficinas de teatro direcionadas à capacitação profissional em técnicas e elementos criativos para arte cênica, tem por objetivo principal promover o interesse pela profissão, e servir como um novo horizonte a jovens que buscam alternativas no campo profissional.
A coordenação acadêmica das oficinas ficará a cargo de José Luiz Peixoto (Zé Peixoto) com ampla experiência internacional e titularidade de Honoris Saber (conforme certificação disponível nos documentos anexos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário